Terceiro Ofício da Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco/AC tem nova titularidade

Em breve entrevista, o novo titular do Ofício, Procurador do Trabalho Igor Gonçalves, conta um pouco sobre sua trajetória até ingressar no MPT

 

RIO BRANCO(AC) – O Terceiro Ofício da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Rio Branco/AC tem nova titularidade. Foi designado para o encargo o Procurador do Trabalho Igor Sousa Gonçalves, através da Portaria nº 567, de 19 de abril de 2022, baixada pelo Procurador-Geral do Trabalho, Jose de Lima Ramos Pereira.

O Procurador do Trabalho Igor Gonçalves é egresso do 21º Concurso Público promovido pela PGT - Procuradoria Geral do Ministério Púbico do Trabalho. A Procuradoria do Trabalho de Rio Branco, vinculada à Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 14ª Região, que abrange os Estados de Rondônia e Acre, é sua primeira lotação.

Igor Gonçalves vem de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, e em breve entrevista conta um pouco da sua trajetória até ingressar no MPT; o que motivou seus estudos para o concurso e qual sua expectativa em relação a atuação como Procurador do Trabalho. 

Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima, entrega credenciais ao Procurador do Trabalho Igor Gonçalves em cerimônia na sede da PGT (Procuradoria Geral do Trabalho) em Brasília
Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima, entrega credenciais ao Procurador do Trabalho Igor Gonçalves em cerimônia na sede da PGT (Procuradoria Geral do Trabalho) em Brasília

Apresentação:

Meu nome é Igor Gonçalves, venho de Belo Horizonte/MG. Lá me graduei em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e defendi meu mestrado com a dissertação sob o título “Acesso à Justiça pela via do direito à profissionalização e ao trabalho digno: O Programa Descubra!” (2021). Atualmente sou doutorando na linha de “Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito: fundamentação, participação e efetividade”, também no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG.

Profissionalmente, atuei como advogado e professor, com ênfase na área trabalhista. Antes de ingressar no MPT, cheguei, ainda, a integrar os quadros da Justiça do Trabalho como Analista Judiciário – Área Judiciária (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região).

Em sua preparação para ingresso na carreira de Procurador do Trabalho, o que mais o motivou?

Meu sonho de ingressar no MPT surgiu durante a graduação, no ano de 2017, oportunidade em que fui estagiário da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região. O estágio no Ministério Público do Trabalho foi uma experiência da qual muito me orgulho. O MPT é um exemplo no cumprimento dos direitos previstos na Lei do Estágio e pelo comprometimento com a formação profissional dos estagiários.

O sonho de ser Procurador do Trabalho se consolidou, contudo, durante o mestrado, quando desenvolvi minha pesquisa acerca do “Descubra!”, programa interinstitucional criado no Estado de Minas Gerais em prol da concessão de oportunidades de aprendizagem profissional para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A partir dessa experiência, pude constatar como o trabalho digno pode transformar a vida desses sujeitos e como a atuação do MPT, na prática, muda a trajetória de vida de trabalhadores e trabalhadoras.

Qual sua expectativa em relação à sua atuação como Procurador do Trabalho no MPT em Rio Branco/Acre?

Estou muito feliz de fazer parte do MPT na 14ª Região, na PTM de Rio Branco. A partir da integração, pude perceber a união e o comprometimento dos colegas em prol das metas institucionais, sem perder de vista a manutenção de um ambiente de trabalho sadio também para todos aqueles que servem à instituição. Espero ser mais um agente de transformação social e contribuir para o excelente trabalho que vem sendo feito nesta Regional.

Sinta-se à vontade para acrescentar o que mais julgar pertinente à sua apresentação.

Agradeço à ASCOM (Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Procurador -Chefe da PRT 14) pela delicadeza em minha acolhida e pela oportunidade de me apresentar aos colegas e à comunidade!

Fonte: MPT em RO e AC

Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 14ª Região | Rondônia e Acre 

 

Imprimir