MPT participa de agenda institucional sobre conciliação e cooperação no Acre

Procurador-chefe Lucas Barbosa Brum representou o Ministério Público do Trabalho em encontro que reuniu instituições do sistema de Justiça, advocacia, academia e sociedade

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) participou, na sexta-feira (4/9), em Rio Branco (AC), do projeto “Café com o Ministro”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14). O encontro reuniu representantes de diferentes instituições do sistema de Justiça, advocacia, academia e sociedade para discutir a importância do diálogo, da escuta e da construção de soluções consensuais para conflitos.

A presença do MPT no encontro também reforça o compromisso institucional com o diálogo interinstitucional e a utilização de instrumentos consensuais, sempre que adequados à proteção dos direitos e interesses que integram sua esfera de atuação.
A presença do MPT no encontro também reforça o compromisso institucional com o diálogo interinstitucional e a utilização de instrumentos consensuais, sempre que adequados à proteção dos direitos e interesses que integram sua esfera de atuação.

O MPT-RO/AC esteve representado pelo procurador-chefe, Lucas Barbosa Brum, que participou da roda de conversa ao lado do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, do presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, da desembargadora e diretora da Escola Judicial do TRT-14, Maria Cesarineide de Souza Lima, do presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Laudivon Nogueira, entre outras autoridades e representantes institucionais.

A programação teve como eixo central a cultura da conciliação e a ampliação dos espaços de diálogo entre instituições, destacando a importância da cooperação para o enfrentamento de conflitos complexos e para a construção de respostas mais efetivas às demandas da sociedade.

 

Diálogo como instrumento de transformação

Ao longo do encontro, os participantes compartilharam experiências e reflexões sobre a utilização de mecanismos consensuais na resolução de conflitos. A discussão ressaltou que a conciliação não se limita à busca por um acordo, mas envolve a capacidade de ouvir diferentes perspectivas, compreender os interesses envolvidos e construir soluções de forma coletiva.

Para o MPT, a atuação articulada entre as instituições é especialmente relevante diante de questões que envolvem direitos coletivos e relações de trabalho, muitas vezes demandando a participação de diferentes atores para que sejam construídas soluções efetivas e socialmente adequadas.

A presença do MPT no encontro também reforça o compromisso institucional com o diálogo interinstitucional e a utilização de instrumentos consensuais, sempre que 

adequados à proteção dos direitos e interesses que integram sua esfera de atuação.

 

Cooperação entre instituições

O encontro contou ainda com a participação de representantes do Judiciário acreano, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJAC, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Acre, do Ministério Público do Estado do Acre, da Defensoria Pública do Estado do Acre, do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Acre e de instituições de ensino, entre outros convidados.

A diversidade de participantes permitiu a troca de experiências entre diferentes áreas e instituições, reforçando a necessidade de atuação cooperativa diante de conflitos que apresentam múltiplos interesses e repercussões sociais.

Durante a programação, o ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos destacou a importância de aproximar instituições e pessoas para fortalecer a capacidade de diálogo e de construção conjunta de soluções.

 

Texto e edição: Marcela Bonfim

Fotografia: TRT-14

Fonte: ASCOM MPT/RO e AC com informações da ASCOM TRT-14

Imprimir