Assédio moral e sexual, felicidade no trabalho e respeito mútuo são abordados em palestra do MPT em empresa do ramo de alimentos em Ji-Paraná/RO

Evento ocorreu durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

JI-PARANÁ (RO) – A Procuradora do Trabalho Jéssica Alves Resende Freitas, titular do 1º Ofício e Coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná, em Rondônia, realizou palestra sobre o tema Assédio Moral e Sexual para trabalhadores da empresa Bernardo Alimentos Indústria e Comércio Ltda, com atividades no Município, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), promovida pelo empreendimento empresarial. 

O convite para proferir a palestra foi feito pelos empresários Luiz Bernardo e Maria Fernanda Meirelles Bernardo, que procuraram a unidade do Ministério Público do Trabalho em Ji-Paraná para obterem materiais sobre o tema a ser abordado no evento, que ocorre anualmente na empresa. 

Na oportunidade, a Procuradora do Trabalho, Jéssica Freitas, falou sobre os conceitos de assédio moral e sexual, sobre felicidade no trabalho e respeito mútuo. 

 

Procuradora Jéssica Freitas em Palestra sobre Assédio

 

A Coordenadora da PTM de Ji-Paraná ressaltou a importância da atuação preventiva quanto ao assédio moral e sexual, bem como da saúde mental dos trabalhadores, festejando a iniciativa empresarial ao abrir espaço para informar e debater sobre essa temática. “No meio ambiente de trabalho, são fatores que criam felicidade, especialmente, o propósito e o significado, o reconhecimento por parte dos gestores e colegas de trabalho, a sensação de liberdade na tomada de decisões e a possibilidade de sugerir ideias e influenciar processos, bem como a identificação com os valores da empresa. É possível despertar a felicidade que há em si a partir da execução de tarefas compatíveis com as habilidades do trabalhador, o auxílio aos clientes e troca constante de experiências entre colegas, o tratamento cortês e empático dispensado pelos superiores, entre outras fontes que promovem os sentimentos de pertencimento e realização. Gestores responsáveis, líderes motivadores e mais humanos, colaboradores mais proativos e menos julgadores: assim se constrói um ambiente de trabalho feliz. Respeitem-se como gostariam de ser respeitados", concluiu a Procuradora.

Além das falas, Jéssica Freitas exibiu vídeos que exemplificam condutas que configuram assédio e comentou com os trabalhadores sobre a temática abordada no material informativo e audiovisual apresentado, incentivando a interação dos participantes com a palestrante, que se colocou à disposição para esclarecer possíveis dúvidas a respeito do assunto.

 

A Empresa Bernardo Alimentos também solicitou ao Ministério Público do Trabalho material gráfico sobre Assédio Moral e Sexual para distribuir aos trabalhadores na Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT).

 

Na sequência: Luiz Bernardo, Procuradora Jéssica Freitas, Maria Fernanda Meirelles Bernardo e Rosevaldo Gomes - Técnico em Segurança do Trabalho.

 

Além dos empregados, participaram da palestra proferida pela procuradora Jéssica Freitas chefes de setores, o controller Júlio Cézar Mastrângelo e os proprietários Luiz Bernardo e Maria Fernanda Meirelles Bernardo.  

PTM de Ji-Paraná - Procuradora Jéssica Freitas e Júlio Cézar Mastrângelo, Controller da empresa

 

A Empresa  Bernardo Alimentos também solicitou material gráfico sobre Assédio Moral e Sexual  na Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT),  reunião realizada na Procuradoria do Município de Ji-Paraná.

ASCOM-MPT/RO|AC 

 

Imprimir