Senado aprova indicação de Alberto Balazeiro para ocupar vaga de ministro do TST

Escrito por Assessoria de Comunicação em .

Procurador-geral do Trabalho obteve 53 votos a favor, 2 votos contrários e uma abstenção

BRASÍLIA (DF) - O plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (7), a indicação do procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, para ocupar cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

O nome de Balazeiro foi aprovado por 53 votos favoráveis, 2 votos contrários e uma abstenção, num total de 56 senadores votantes. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), encaminhará o resultado da votação ao presidente da República Jair Bolsonaro, que fará a nomeação.Na última segunda-feira (5), Balazeiro foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e sua indicação foi aprovada por 20 votos sim, um voto em branco e uma abstenção. 

 

 

Durante a sabatina na CCJ, o procurador-geral do MPT apresentou aos senadores sua experiência na carreira jurídica e explicou como sua trajetória poderá contribuir para o cargo de ministro do TST. Balazeiro destacou sua atuação na advocacia pública e privada, na Escola Superior do MPU e como integrante do MPT, em especial nos cargos de procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) e procurador-geral da instituição.

“Ressalto que essa é a tônica de atuação que acredito mais adequada: a tônica do equilíbrio, do diálogo, da ponderação e do resguardo do papel das instituições. Afirmo, assim, que a defesa altiva da Constituição e de seus valores é feita exatamente com respeito aos limites constitucionais impostos e a valorização dos poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário”, disse.

Foto: Flickr/ Senado Federal

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho

Informações: (61) 3314-8101/8233

www.mpt.mp.br

Imprimir