Comitê Gestor reúne-se na SEAS para traçar metas de trabalho voltadas ao combate ao trabalho infantil rural, vulnerabilidades sociais e educacionais

Procurador-chefe do MPT prontificou-se a palestrar sobre a importância da atuação dos professores e técnicos das secretarias e órgãos dos governos municipais e estadual no processo de conscientização das famílias

Porto Velho – Comitê Gestor de Política Pública para combate às situações de vulnerabilidades sociais, educacionais e de trabalho infantil de crianças e adolescentes na área rural do Estado de Rondônia reuniu-se na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEAS para tratar sobre estratégias de trabalho a serem desenvolvidas. A reunião, realizada dia 19, foi a primeira após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmado pelos órgãos do Ministério Público, Judiciário, Governo do Estado, agentes financeiros e entidades setoriais e composição e posse dos membros do Comitê.

Coordenada pela secretária Hérica Lima Fontineli, da SEAS, os membros do Comitê analisaram propostas de ações a serem implementadas até o final deste ano de 2016. Uma das ações propostas foi a participação de membros do Comitê no Encontro das Regionais e de Gestores Municipais das Secretarias de Estado da Educação e da SEAS, que deverá reunir participantes de 30 municípios ou mais.

O procurador-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Marcos G. Cutrim, prontificou-se a participar do Encontro para palestrar sobre a importância da atuação dos professores e técnicos das secretarias e órgãos dos governos municipais e estadual no processo de conscientização das famílias quanto a necessidade informar aos órgãos do Estado casos de crianças e adolescentes que estejam fora da escola para poder trabalhar no campo, ou que estejam trabalhando em ambiente insalubre ou perigoso.

Coordenada pela secretária Hérica Lima Fontineli, da SEAS, os membros do Comitê analisaram propostas de ações a serem implementadas até o final deste ano de 2016. (imagem/PRT14)
Coordenada pela secretária Hérica Lima Fontineli, da SEAS, os membros do Comitê analisaram propostas de ações a serem implementadas até o final deste ano de 2016. (imagem/PRT14)

Os gestores também foram convidados a levar a mensagem do programa de combate ao trabalho infantil rural ou às condições de vulnerabilidades sociais e educacionais na semana de inscrições ao programa Minha Casa Minha Voda, que aconteceu no período de 30 de agosto a 8 de setembro próximo, em Porto Velho. De acordo com a secretária Hérica Fontineli, cerca de 20 mil pessoas compareceram ao posto de cadastramento para a casa própria no período.

Na reunião foi informado pela SEAS que no mês de outubro deste ano será realizada uma programação cultural para incentivar e descobrir talentos entre o público jovem s e adolescentes. Aos finais de semana, uma equipe de técnicos estará aos sábados, nos bairros de Porto Velho e aos domingos, no Coreto da Praça Aluízio Ferreira, em frente ao ginásio de Esportes Cláudio Coutinho, conduzindo as atividades. O convite ao Comitê foi feito aos membros para aproveitarem o evento e cada órgão levar sua mensagem aos participantes.

Fonte: MPT em Rondônia e Acre

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM

(69) 3216-1265 / 99976-8753  

Imprimir