Campanha SOS Acre lançada pelo MPAC tem adesão do MPT em Rondônia e Acre

Procuradores e Procuradoras do Trabalho se mobilizam no apoio ao pedido de doações

Diante da situação de emergência em que se encontra o Estado do Acre com o agravamento da pandemia do Covid-19, e com um surto de dengue causado pelas as enchentes que desabrigam milhares de famílias e ainda o enfrentamento uma crise migratória, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em parceria com outros órgãos público realiza a campanha “SOS Acre” para ajudar famílias atingidas.

A campanha ganha adesão do Ministério Público do Trabalho – MPT na 14ª Região, que se mobiliza para reforçar o pedido de doações à Campanha, que podem ser feitas em dinheiro e por transferência ou depósito bancário (Agência 2359-0 / Conta Corrente: 14.300-6), ou (PIX: 63.589.899/0001-40).

Em Rio Branco e no interior do Estado, o MPAC também está recebendo alimentos, água potável, roupas e material de limpeza em pontos de coleta.

Covid-19, explosão de dengue e crise humanitária

O Acre tem mais de 50 mil casos confirmados e quase mil mortes pelo Covid-19. Falta de leitos hospitalares e de médicos para atender à grande demanda vem levando ao colapso o sistema de saúde estadual. Soma-se a esse quadro a explosão do número de pessoas infectadas por dengue, o que sobrecarrega ainda mais os serviços de saúde e seus profissionais.

As fortes chuvas de inverno, que castigam todo o Estado, agravam a situação. Rios e igarapés transbordam, submergindo áreas habitadas, deixando milhares de famílias desabrigadas. Além da Capital, Rio Branco, cidades como Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira são algumas das mais atingidas pelas águas.

Na fronteira do Acre com o Peru, a cidade de Assis Brasil vive ainda uma crise humanitária. Cerca de 450 imigrantes, a maioria venezuelanos e haitianos, estão acampados sobre a Ponte da Amizade, que liga Assis Brasil à cidade de Iñapari, no Peru, utilizada como rota para os migrantes que passam pelo território brasileiro. A dificuldade para abrigar centenas de pessoas levou o Município a decretar estado de calamidade pública.

Todo esse cenário exige atuação conjunta da sociedade e entidades, por essa razão o MPT apoia a campanha realizada pelo Ministério Público do Acre e da Associação do Ministério Público do Acre e conclama a participação de e contribuição de todos nesse momento de solidariedade e união.

Endereços dos pontos de coleta da Campanha:

Edifício-sede-do MPAC - Rua Marechal Deodoro, 472, Centro- Rio Branco

Promotoria de Sena Madureira- Rua Monsenhor Távora, 415 – Centro

Promotoria de Manoel Urbano- Rua José Francisco do Nascimento, 667- São José.

Fonte: ASCOM/MPT-RO|AC

(Texto: JBGouveia/DRT006/RO)

Imprimir